SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PROFESSORAS:
Claudete, Elaine, Eliete, Ivana,
Maria Beatriz e Sylvia
Introdução:
Nessa sequência didática, o aluno é instigado a
contextualizar conceitos, trocar ideias, fazer reflexões, comparações, receber
informações que propiciem a aprendizagem significativa.
Objetivos:
Desenvolver a competência leitora;
Estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Rever as particularidades do gênero Crônica;
Estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Rever as particularidades do gênero Crônica;
Revisar e editar textos no computador.
Conteúdos:
Gênero textual: Crônica
Análise dos aspectos que compõem a organização e a linguagem
da crônica.
Produção de texto
Análise e reflexão sobre a língua
Tempo estimado:
Dez aulas.
Ano:
8º ano
Materiais necessários:
·
Cópias
do texto: “Meu primeiro beijo”,
Antônio Barreto.
·
Cópias
do conto: “O primeiro beijo”, Clarice
Lispector.
·
Música:
“Um beijo”, Luan Santana.
·
Imagens:
Foto, quadro e escultura sobre o “beijo”
ATIVIDADES:
Vamos conhecer o que você já sabe
sobre o “primeiro beijo”?
Interação:
Com seus colegas, reflita sobre as seguintes questões:
a) Você já passou pela experiência do primeiro beijo?
b) O primeiro beijo é sempre bom?
c) Ele tem que ser com alguém especial?
Observem as seguintes imagens e depois respondam em
duplas:
O beijo em Times Square – Foto de Alfred Eisenstaedt (1945)
O beijo – Francesco Hayez (1971 – 1882)
1) Em que situação o beijo
parece ter acontecido em cada uma das imagens? Por que você chegou a essa
conclusão?
2) Observe as datas na
legenda de cada imagem. Artistas de diferentes épocas deixaram registrado por
meio de suas obras o ato de beijar. Em sua opinião, qual a importância do beijo
para o ser humano? O que ele pode representar?
Unidade 2: Conhecendo o
texto e seu autor
Após ouvir a leitura do professor da crônica “Meu primeiro beijo”,
reflita:
a)
Você conhecia essa crônica?
b)
Algo chamou sua atenção na história? O quê?
c)
Você já ouviu falar de Antônio Barreto?
Unidade 3: Relembrando os elementos da narrativa e
a estrutura do gênero crônica
a)
Em duplas, escrevam em seus cadernos sobre o tipo de
narrador presente nessa crônica. Está em 1ª pessoa ou em 3ª? Comprove com
trechos do texto.
b)
Sobre as personagens, o que você pode dizer a respeito
de suas características psicológicas?
c)
O tempo predominante é o cronológico ou o psicológico?
d)
Onde se passa a história, ou seja, qual é o espaço
predominante?
e)
Identifique, juntamente com seu colega, a situação
inicial, o início do conflito, o clímax, a resolução do conflito e o desfecho.
Unidade 4: Trabalhando a intertextualidade com
gênero conto.
Leremos a seguir o conto da autora naturalizada brasileira Clarice
Lispector. Chama-se “O primeiro beijo”.
Após a leitura, responda: O que esse texto tem em comum com o texto de
Antônio Barreto?
Unidade 5: A intertextualidade com a letra de
música.
Vocês conhecem alguma letra de música com esse mesmo assunto? Aposto que
vão se lembrar de muitas. Vamos ouvir agora a música “Um beijo” de Luan
Santana.
a) Conheciam essa música?
b) O que ela fala que nos remete à emoção do primeiro beijo?
c) Como podemos compará-la aos contos trabalhados
Unidade 6: Produzindo a primeira versão de uma
crônica sobre o primeiro beijo.
Agora que já trabalhamos o tema e observamos diferentes gêneros que
tratam do mesmo assunto, em seu caderno, individualmente, produza o rascunho de
uma crônica. Pesquise palavras no dicionário para não se equivocar quanto ao
sentido. Após terminar, releia seu texto, observando questões gramaticais, de
coesão e coerência. Não se esqueça de passar a limpo e entregar ao professor.
Unidade 7: Reescrita da crônica
Agora que houve
a correção e os comentários da professora, reescreva seu texto digitando-o no Word no laboratório da escola.
Unidade 8: Imprimindo o texto
Imprima seu texto no laboratório de informática ou entregue para a
professora o texto salvo para que ela possa imprimir na escola. Em seguida,
socialize com seus colegas da turma para que todos conheçam o texto em sua
versão definitiva.
Unidade 9: Um livro da turma
Agora sua turma tem um livro de crônicas! A professora irá unir todos os
textos, juntos vocês criarão uma introdução para o futuro livro e apresentarão
para toda a escola.
Unidade 10: Dia de autógrafos
Com sua turma, convide os demais alunos da escola para conhecerem seus
trabalhos. Distribuam autógrafos aos colegas.
Referências:
BARRETO, Antônio. Meu
primeiro beijo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
O beijo em Times
Square. Disponível em:
http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2009/05/25/o-beijo-pela-jorn-niara-deoliveira/o-beijo-em-times-square-foto-o-beijo-alfred-eisenstaedt/
<acesso em
25/05/2013>
O beijo. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/2009/06/29/o-beijo-2/
<acesso em
25/05/2013.
O beijo. Disponível em: http://www.ruadireita.com/arte/info/o-beijo/#axzz2UXbIjYr0
<acesso em 25/05/2013.
LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. Disponível em: http://cariricaturas.blogspot.com.br/2010/11/o-primeiro-beijo-clarice-lispector.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário