Viagem ao Centro da Leitura

domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

PROFESSORAS: Claudete, Elaine, Eliete, Ivana, Maria Beatriz e Sylvia

Introdução:
Nessa sequência didática, o aluno é instigado a contextualizar conceitos, trocar ideias, fazer reflexões, comparações, receber informações que propiciem a aprendizagem significativa.

Objetivos:
Desenvolver a competência leitora;
Estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Rever as particularidades do gênero Crônica;
Revisar e editar textos no computador.

Conteúdos:
Gênero textual: Crônica
Análise dos aspectos que compõem a organização e a linguagem da crônica.
Produção de texto
Análise e reflexão sobre a língua

Tempo estimado:
Dez aulas.

Ano:
8º ano

Materiais necessários:
·         Cópias do texto: “Meu primeiro beijo”, Antônio Barreto.
·         Cópias do conto: “O primeiro beijo”, Clarice Lispector.
·         Música: “Um beijo”, Luan Santana.
·         Imagens: Foto, quadro e escultura sobre o “beijo”


ATIVIDADES:
           Vamos conhecer o que você já sabe sobre o “primeiro beijo”?
Interação:
Com seus colegas, reflita sobre as seguintes questões:
a) Você já passou pela experiência do primeiro beijo?
            b) O primeiro beijo é sempre bom?
c) Ele tem que ser com alguém especial?

Observem as seguintes imagens e depois respondam em duplas:
 



                                
                          O beijo em Times Square – Foto de Alfred Eisenstaedt (1945)



                                             

                           O beijo – Francesco Hayez (1971 – 1882)





 








1) Em que situação o beijo parece ter acontecido em cada uma das imagens? Por que você      chegou a essa conclusão?

2) Observe as datas na legenda de cada imagem. Artistas de diferentes épocas deixaram registrado por meio de suas obras o ato de beijar. Em sua opinião, qual a importância do beijo para o ser humano? O que ele pode representar?

Unidade 2: Conhecendo o texto e seu autor
        
Após ouvir a leitura do professor da crônica “Meu primeiro beijo”, reflita:
a)      Você conhecia essa crônica?
b)      Algo chamou sua atenção na história? O quê?
c)      Você já ouviu falar de Antônio Barreto?

Unidade 3: Relembrando os elementos da narrativa e a estrutura do gênero crônica
 
a)      Em duplas, escrevam em seus cadernos sobre o tipo de narrador presente nessa crônica. Está em 1ª pessoa ou em 3ª? Comprove com trechos do texto.
b)      Sobre as personagens, o que você pode dizer a respeito de suas características psicológicas?
c)      O tempo predominante é o cronológico ou o psicológico?
d)     Onde se passa a história, ou seja, qual é o espaço predominante?
e)      Identifique, juntamente com seu colega, a situação inicial, o início do conflito, o clímax, a resolução do conflito e o desfecho.

Unidade 4: Trabalhando a intertextualidade com gênero conto.
Leremos a seguir o conto da autora naturalizada brasileira Clarice Lispector. Chama-se “O primeiro beijo”.
Após a leitura, responda: O que esse texto tem em comum com o texto de Antônio Barreto?

Unidade 5: A intertextualidade com a letra de música.
Vocês conhecem alguma letra de música com esse mesmo assunto? Aposto que vão se lembrar de muitas. Vamos ouvir agora a música “Um beijo” de Luan Santana.
a) Conheciam essa música?
b) O que ela fala que nos remete à emoção do primeiro beijo?
c) Como podemos compará-la aos contos trabalhados

Unidade 6: Produzindo a primeira versão de uma crônica sobre o primeiro beijo.
Agora que já trabalhamos o tema e observamos diferentes gêneros que tratam do mesmo assunto, em seu caderno, individualmente, produza o rascunho de uma crônica. Pesquise palavras no dicionário para não se equivocar quanto ao sentido. Após terminar, releia seu texto, observando questões gramaticais, de coesão e coerência. Não se esqueça de passar a limpo e entregar ao professor.

Unidade 7: Reescrita da crônica
Agora que houve a correção e os comentários da professora, reescreva seu texto digitando-o no Word no laboratório da escola.



Unidade 8: Imprimindo o texto
Imprima seu texto no laboratório de informática ou entregue para a professora o texto salvo para que ela possa imprimir na escola. Em seguida, socialize com seus colegas da turma para que todos conheçam o texto em sua versão definitiva.

Unidade 9: Um livro da turma
Agora sua turma tem um livro de crônicas! A professora irá unir todos os textos, juntos vocês criarão uma introdução para o futuro livro e apresentarão para toda a escola.

Unidade 10: Dia de autógrafos
Com sua turma, convide os demais alunos da escola para conhecerem seus trabalhos. Distribuam autógrafos aos colegas.


Referências:
BARRETO, Antônio. Meu primeiro beijo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

O beijo em Times Square. Disponível em:
http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2009/05/25/o-beijo-pela-jorn-niara-deoliveira/o-beijo-em-times-square-foto-o-beijo-alfred-eisenstaedt/ <acesso em
25/05/2013>

O beijo. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/2009/06/29/o-beijo-2/ <acesso em
25/05/2013.

O beijo. Disponível em: http://www.ruadireita.com/arte/info/o-beijo/#axzz2UXbIjYr0
<acesso em 25/05/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário